Hospital e Maternidade Dona Regina capacita profissionais da higienização
Com o objetivo de oferecer apoio organizacional ao trabalho das equipes dos serviços de limpeza, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realizou de 27 a 28 de novembro, a ‘Capacitação em Higiene Ambiental em Serviços de Saúde’. A ação coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) visa preparar as equipes de higienização para organização e implementação de qualquer intervenção nos aspectos relacionados ao controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), levando em consideração que para redução da colonização e desinfecção do ambiente hospitalar envolvem os cuidados adequados.
A Capacitação teve como base apresentar os principais conceitos sobre higienização de estabelecimentos de saúde; o uso adequado de materiais e equipamentos relacionados ao processo de limpeza; o gerenciamento interno de resíduos de ambientes de saúde e a biossegurança.
Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, “procuramos sempre priorizar os treinamentos dos servidores da higienização para melhorar as habilidades da equipe, elevar a qualidade dos serviços prestados e contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório. A limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar, que muitos acreditam ser simples, é repleta de desafios e responsabilidades para a execução. As equipes de limpeza precisam tomar decisões sobre quais produtos usar e como usá-los, principalmente, se no ambiente houver matéria que favorece a proliferação de microrganismos”.
“Esta Capacitação é de grande importância para preparar as equipes de higienização do hospital nos aspectos relacionados ao controle das IRAS. A higienização Ambiental em serviços de saúde é muito importante no controle destas infecções, as quais constituem um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais”, esclareceu a médica infectologista do SCIRAS do HMDR, Maribel Fernández.
Para a enfermeira e coordenadora do SCIRAS/HMDR, Maria Paula Sousa dos Santos, “essa iniciativa é muito importante para capacitar as equipes, pois podemos levar informações e aprendizados, e assim teremos um resultado positivo, e consequentemente, melhoria nas rotinas e execução do trabalho”.