SES-TO e SECAD capacitam profissionais sobre inventário patrimonial
Com objetivo de orientar os servidores que atuam nos setores de patrimônio dos seus anexos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Secretaria da Administração (SECAD-TO) realizou na terça-feira, 03, em Palmas, uma capacitação sobre Inventário Patrimonial e o novo Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) do Governo do Tocantins.
Servidores do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), Hemocentro, Anexo I e Anexo VII, participaram da capacitação. No dia 29 de outubro, os diretores e servidores dos hospitais estaduais também foram instruídos sobre inventário e descentralização das comissões inventariantes patrimoniais em 2024.
A parceria foi possibilitada devido a Portaria da Secad Nº 1938/2024/GASEC, de 19 de setembro de 2024, que estabelece normas e procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Tocantins para o Inventário Patrimonial dos Bens Móveis, a ser entregue até o dia 31 de dezembro de 2024.
Com as atualizações, a SES-TO optou pela primeira vez por fazer a descentralização de realização dos inventários, para maior agilidade e facilidade dos processos. Antes, os profissionais do patrimônio da sede da Pasta precisavam se locomover a cada município do estado para realizar o levantamento em cada hospital e anexo. Agora, os responsáveis técnicos patrimoniais das próprias unidades deverão realizar o procedimento.
A diretora de Patrimônio da SECAD, Maria Osmanda Pereira, afirmou que, “todos os anos os órgãos precisam fazer o inventário, o diferencial agora é que a SES-TO ela descentralizou pela primeira vez o inventário, para a gestão dos hospitais e anexos. Então hoje nós estamos aqui treinando todos os anexos, para que eles mesmos façam seu inventário de forma correta. O inventário pronto deve ser enviado para o patrimônio da SES, eles vão autuar o processo e encaminhar para nós. Essa capacitação será continuada todos os anos, a Secad vai sempre publicar a portaria anualmente e também treinar os órgãos”.
Segundo o gerente de Patrimônio da SES-TO, José Carlos Ferreira, “como a SES-TO tem muitos hospitais e anexos, foi preciso descentralizar a realização de patrimônio. Já tem alguns anos que fazer o levantamento patrimonial de todas as unidades era muito trabalhoso, devido ser realizado apenas pelos servidores que trabalham na Pasta. Agora com a descentralização, será mais fácil entregar à Secad todos os inventários anuais, os servidores locais conhecem melhor os ambientes e também melhora os cuidados patrimoniais, por isso essa capacitação é importante para treinar os trabalhadores”.
“Essa capacitação é imprescindível, pois o conhecimento e a informação são essenciais para garantir melhorias na gestão patrimonial. Estamos esclarecendo sobre atividades de controle, movimentação, preservação, baixa, incorporação e inventário de bens móveis, provenientes de aquisição no mercado interno e externo, doações, todos os bens que incorporam o acervo patrimonial móvel da SES-TO. Com a descentralização será possível melhor conhecimento sobre gestão patrimonial e maior preservação ao longo do tempo”, acrescentou o gerente.
A analista e responsável pelos serviços de patrimônio da ETSUS, Auriléia Bezerra dos Santos, destacou que, “trabalho no setor de patrimônio há mais de dez anos na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, e é a primeira vez que eu participo de uma capacitação específica de patrimônio. E isso é muito importante, tudo o que a gente aprendeu ao longo dos anos hoje está sendo explicado de uma forma mais dinâmica hoje, e isso facilita no aprendizado do servidor, no que se refere ao nosso serviço”.