Linha de Cuidado Materno-Infantil do Tocantins é debatida na SES-TO
Com o objetivo de debater a implantação da Linha de Cuidado Materno-Infantil do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na terça-feira, 03, reunião com integrantes do grupo condutor operacional da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
No encontro que faz parte da Rede Alyne, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), ficou deliberado que as áreas técnicas da Pasta e dos municípios, analisarão o conjunto de ações da linha de cuidado, para em seguida apresentarem suas considerações à equipe da SES-TO. Em seguida, o documento será validado e, posteriormente, implantado.
Segundo a fisioterapeuta e técnica da Rede Alyne, Thais Sales, “na reunião ocorreu à apresentação contextualizada da linha de cuidado materno-infantil. Ressaltamos que o propósito da linha é estabelecer e padronizar protocolos, fluxos, estratificação de risco para a gestante e cuidado no puerpério a fim de melhorar o atendimento em saúde para este público em nosso Estado”.
Rede Alyne
Em setembro deste ano, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Rede Alyne – estratégia de reestruturação da antiga Rede Cegonha, que busca reduzir a mortalidade materna em 25%.