SAÚDE

HRG promove capacitação sobre comunicação e acolhimento em doação de órgãos

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou, no dia 29, a capacitação intitulada “Acolhimento Familiar e Comunicação em Situações Críticas, e os Desafios na Entrevista Familiar para a Doação de Órgãos e Tecidos”. Voltado para profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o treinamento busca melhorar a abordagem junto às famílias de potenciais doadores.

O objetivo é preparar as equipes assistenciais para momentos sensíveis, como a comunicação de diagnósticos de morte encefálica e a entrevista para consentimento de doação, promovendo um acolhimento respeitoso e esclarecedor.

De acordo com a psicóloga Thaís Mota, da CIHDOTT, a comunicação assertiva é determinante para a aceitação da doação. “A maneira como se comunica faz toda a diferença no entendimento do familiar. Esse entendimento claro facilita a relação médico-paciente”, destacou.

O diretor-geral do hospital, Fernando Mota  reforçou a importância do treinamento. “A comunicação é uma ferramenta poderosa, que ajuda os profissionais a ouvir as famílias, interpretar suas mensagens e transmitir informações de forma clara e empática”.

Já a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela lembrou que Gurupi faz parte da rede de doação e transplantes do Tocantins. Segundo ela, a capacitação é essencial para desenvolver habilidades de acolhimento em um momento de dor, oferecendo às famílias a oportunidade de transformar vidas por meio da doação. “Se a família for bem acolhida, é muito provável que aceite a doação”, concluiu.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button