SES-TO promove curso introdutório em Saúde da Família
Com o objetivo de qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para a aplicação dos princípios e das boas práticas do processo de trabalho para a promoção da visão sistêmica e do cuidado integral ao indivíduo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove entre os dias 02 e 06 de dezembro, o ‘Curso Introdutório em Saúde da Família com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde e Bem Estar’.
A qualificação é direcionada aos profissionais de saúde dos municípios de Axixá do Tocantins, Goiatins, Itacajá, Tocantínia, Pindorama do Tocantins, Caseara, Formoso do Araguaia, Paranã, Araguaína e Palmas, que atuam na saúde da família.
O curso também abordará a organização da atenção nutricional e redução da mortalidade materna e infantil, com foco no desenvolvimento sustentável ‘’Saúde e Bem-Estar’ e é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária/ Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários.
“Espero que com esse curso possa adquirir muito aprendizado para utilizá-lo nas minhas atividades rotineiras dentro da unidade básica de saúde”, afirmou a enfermeira da secretaria municipal de saúde de Goiatins, Marcélia Alves da Silva.
Segundo a diretora de Atenção Primária/SES-TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu, “esta capacitação é o primeiro de um novo ciclo de Curso Introdutório em Saúde da Família, que terá uma agenda constante nesta Diretoria a partir de 2025, devido a sua relevância e atendendo a anseio dos profissionais e gestores dos municípios”.
O gerente de Áreas Estratégicas para Cuidados Primários/SES-TO, Silvio Lira, ressaltou que “o curso leva a proposta de qualificação e atualização dos profissionais de saúde, conforme diretrizes da Política Nacional de Atenção Primária (PNAB). Tendo como foco o planejamento integrado das políticas estratégicas de saúde, visando fortalecer as ações e serviços, com objetivo de melhorar os indicadores pactuados e tornar mais resolutiva a atenção primária como a ordenadora do cuidado”.
Para a servidora da superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins, Marlene Rodrigues Guimarães, “este evento é de grande relevância para a atenção primária, pois demonstra o trabalho conjunto entre os entes para a promoção da saúde no Tocantins”.