EDUCAÇÃO

Estudante de Combinado ganha prêmio por ter lido 325 obras literárias durante o ano

O estudante Abimael Andrade da Costa Bastos, 14 anos, do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, localizada na cidade de Combinado, alcançou um conquista importante em 2024. Ele foi o aluno que leu mais livros, durante o ano letivo. Foram 325 obras lidas, e, com isso, ele ganhou o prêmio no valor de R$ 500,00. O incentivo à leitura e à produção de textos são ações que estão no Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Também foram premiados Kálita Rodrigues Guimarães, que leu 244 livros, Myrelle Alves Barbosa leu 174 livros;  Misya Turíbio Bastos leu 161 livros; João Pedro Bispo da Silva leu 144 obras e Julia Pereira Medeiros leu 117 livros.

A entrega do prêmio aos estudantes leitores foi realizada durante a culminância do projeto de Leitura e da Gincana Cultural, realizada esta semana, na escola.

“A leitura me ensinou a ter uma imaginação ampla e um ótimo vocabulário. E desses livros, o que mais gostei foi a obra Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai, com Christina Lambi”, comentou Abimael.

Projeto de leitura 

O projeto de leitura “Biblioteca Fonte de Cultura: Plantando Leitores, Colhendo Cidadãos” foi idealizado pelo coordenador de Apoio Pedagógico e Projetos, Emerson Miranda dos Santos, com apoio de outros coordenadores, professores de linguagens e bibliotecários.

O objetivo do projeto é promover o hábito da leitura, estimular a oralidade por meio do reconto e desenvolver a formação cidadã dos estudantes. Durante todo o ano letivo, os alunos receberam metas de leitura para cada bimestre. E a biblioteca móvel foi levada para as salas de aula, pelo menos uma vez ao bimestre, sempre durante as aulas de Língua Portuguesa, visando aproximar os alunos dos escritores e suas obras.

“O nosso projeto de leitura é uma iniciativa crucial para o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade escolar. O projeto visa formar cidadãos conscientes, críticos e participativos, ao mesmo tempo em que incentiva a prática da leitura como um hábito permanente e prazeroso. Ao estimular os alunos a explorar diversos gêneros literários, o resultado é a ampliação do vocabulário, a melhora da compreensão textual e desenvolvimento do pensamento crítico. Essa é mais do que uma campanha de incentivo à leitura, é um investimento no futuro, na cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, explicou o professor Emerson.

Gincana cultural 

Simultaneamente à culminância do projeto de leitura, foi realizada a gincana cultural denominada “Brasil em Cores e Versos: Uma Gincana Cultural pelas Cinco Regiões”, idealizada pela professora Geovana Campos, coordenadora da área de Linguagens.

“Esse projeto foi realizado com sucesso, com destaque para a premiação dos seis melhores leitores do ano. O valor total distribuído foi de R$ 1.550,00. O estudante Abimael, que chegou à escola no segundo bimestre, foi o grande vencedor ao ler impressionantes 325 livros. A dedicação dos estudantes reflete o impacto positivo do projeto, que tem incentivado a leitura e contribuído para a formação integral dos jovens”, ressaltou a professora Geovana.

A gincana foi estruturada com base em equipes formadas por sorteio, abrangendo estudantes de todas as turmas, e cada equipe representava uma das cinco regiões do Brasil.

As atividades foram avaliadas por um corpo de jurados composto por técnicas da Superintendência Regional de Educação de Arraias (SRE), da área de Linguagens e suas Tecnologias, Michele Tomaz e Januele Flores, e pelo supervisor escolar Wilker Barreto. A equipe vencedora foi a que representou a Região Centro-Oeste, que se destacou em todas as provas.

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