Secretário da Educação recebe presidente do Sintet e discute demandas do PCCR
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu nesta quarta-feira, 11, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque Santiago, e o secretário de Políticas Educacionais do sindicato, Iata Anderson, em seu gabinete. A visita teve o intuito debater sobre a publicação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Durante o encontro, Fábio Vaz destacou a importância de equilibrar a valorização dos profissionais da educação com a sustentabilidade financeira do sistema previdenciário do Estado. Essa etapa é fundamental para a consolidação do novo PCCR, já que o quadro de professores inativos representa uma das maiores categorias de servidores vinculados ao Igeprev, somando mais de 8 mil profissionais.
O secretário reforçou o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a educação e reiterou o empenho do Governo do Tocantins em aprovar o PCCR o mais breve possível. “Sabemos da expectativa dos professores e do quanto esse plano é aguardado. Já avançamos em questões jurídicas e o próximo passo será apresentar a proposta do Executivo para a Comissão do PCCR. Entretanto, ainda aguardamos a validação do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), etapa fundamental para seguirmos com o processo”, explicou Fábio Vaz.
Para o presidente da Sintet, a prioridade é a carreira e a valorização dos profissionais da educação. “É necessário que seja um PCCR sustentável, de acordo com aquilo que a categoria anseia. Temos que enxergar no novo plano os nossos aposentados e aposentadas. É isso que esperamos para que a nossa categoria possa conhecer o trabalho do sindicato. Estamos convictos de que isso vai acontecer”, enfatizou José Roque Santiago.
O secretário de Políticas Educacionais do Sintet, Iata Anderson, também reforçou o desejo de avançar na análise e implementação do PCCR. “É um desejo da comissão receber a proposta do Estado para que nós possamos, enquanto trabalhadores da educação, fazermos as análises pertinentes e continuar discutindo para que possa ser votado e implementado os nossos direitos e a nossa carreira possa ser melhorada. É o nosso desejo que a nossa carreira possa ser reconhecida, respeitada e a valorização de fato possa acontecer”, pontuou Iata.
PCCR da Educação
A comissão de construção do novo PCCR da educação foi instituída pelo Decreto 6.802 com o objetivo de elaborar novas propostas aos profissionais da educação, visando criar um plano de carreira que atenda às necessidades dos educadores e promova a qualidade da educação no Tocantins.
O novo plano de carreira deve contemplar não apenas questões salariais, mas também aspectos relacionados à formação contínua, à valorização profissional, às condições de trabalho e às perspectivas de progressão na carreira.