EDUCAÇÃO

Colégio de Lajeado desenvolve projeto com ações pedagógicas que incentivam o protagonismo juvenil

O Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado, incentiva os alunos a desenvolverem a criatividade com a produção de vídeos que contam a história do Brasil e de seu cotidiano, com a participação de professores e comunidade em geral. Desenvolver o dom da oratória, aprender sobre os componentes curriculares que estudam e vencer a timidez são objetivos do projeto ‘Estudantes: Ação!’, idealizado pelo professor de História e Sociologia, Carlos Ribeiro.

Segundo o professor Carlos, a ideia de desenvolver o projeto ‘Estudantes: Ação!’ teve início no ano de 2022, visando celebrar o bicentenário da independência do Brasil. “Eu pensei em comemorar essa data, por isso decidi, junto com os estudantes, gravar vídeos sobre o processo de independência do Brasil, com duração de aproximadamente 20 minutos cada”, comentou.

Os estudantes e os professores interpretam personagens que contam fatos históricos com temas variados como a Mitologia Grega, os Astecas, Príncipe do Egito, Alexandre, o Grande e Romeu e Julieta, entre outros. Confira o canal aqui.

Outro quadro desenvolvido pelo projeto é o Turistando pelo Tocantins, em que os alunos mostram os pontos turísticos do Estado, contando parte do contexto histórico dos espaços com o propósito de incentivar o turismo.

A ideia deu tão certo que, desde o início da execução do projeto até o momento, já foram produzidos diversos vídeos com temáticas diferentes. Para o professor Carlos, a atuação e a participação de todos os envolvidos tornaram o quadro um sucesso em Lajeado.

“Além da produção de vídeos, tivemos outros quadros como criação de dois jornais e o Turistando pelo Tocantins, que foram quadros de sucesso do projeto. Eles mostram os pontos turísticos do nosso Estado, contam um pouco do contexto histórico de cada lugar. Essa ação faz parte do conjunto de disciplinas eletivas oferecidas pela escola”, afirmou.

Com mais de um ano de criação, as gravações de vídeos curtos, entrevistas e erros de gravação têm movimentado a comunidade escolar de Lajeado e bairros vizinhos.

A estudante Késia Vitória Alves, da 3ª série do ensino médio, que participa da produção e gravação dos vídeos, acredita que o projeto tem o intuito de ensinar temas históricos do Brasil, do nosso Estado e fatos do cotidiano, visando à diversão e ao aprendizado.

“Tem um ano que participo, continuo por ser algo diferente, pelo incentivo do professor e por atrair a comunidade. O objetivo do projeto é promover o protagonismo juvenil e ensinar os estudantes a aprenderem de forma diferente, utilizando as redes sociais”, frisou a aluna Késia.

Todos os alunos têm total participação e disposição para gravar os vídeos. Em pouco mais de um ano do projeto, já foram produzidos mais de 147, entre curta-metragem, curiosidades e jornais. De acordo com o professor Carlos, o projeto ajuda o estudante a vencer algumas barreiras, ser mais comunicativo, melhorar a oratória, vencer a timidez e a descobrir talentos.

Alexandre Carvalho, da 1ª série do ensino médio, que está no projeto desde o início, considera a ação um incentivo para quem acredita que tem futuro, porque ele ensina várias coisas não só sobre as formas de gravação. “Ele ensina a gravar, editar, a sermos protagonistas de nossa própria fala, e aborda vários assuntos de fatos históricos que marcaram nosso País”, comentou.

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