SAÚDE

Prevenção e detecção precoce do câncer de pele são temas de palestra no Hospital Regional de Augustinópolis

Orientar os profissionais de saúde para ofertar atendimento qualificado aos pacientes foi o objetivo da capacitação em alusão a campanha Dezembro Laranja, realizada na quinta-feira, 12, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). Na ação coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Humanização e o médico dermatologista Paulo Erivan, os servidores foram capacitados sobre prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

“O Dezembro Laranja é uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Aqui no hospital, a ação foi promovida aos servidores pelo Dr.Paulo Erivan, que é dermatologista. Teve como objetivo conscientizar a todos sobre o câncer de pele, uma das doenças que mais incide no Brasil, e reforçar a importância da prevenção e detecção precoce da doença. É como foi falado, proteger a pele é proteger a saúde”, afirmou a servidora, Mayane Rocha.

Segundo o diretor administrativo do HRAUG, Marcos Bueno, “hoje na unidade tivemos um momento de grande importância para falar sobre o cuidado com o câncer de pele. Parabenizo a iniciativa do setor do Núcleo de Educação Permanente, Humanização e o médico dermatologista Paulo Erivan, que fizeram essa ação para falar sobre a importância de prevenir e se cuidar”.

Conforme o médico dermatologista Paulo Erivan, “o simpósio vem alertar o aumento de câncer de pele no Estado. Hoje realizando o segundo simpósio câncer de pele no HRA, para esclarecer aos servidores e profissionais, a grande repercussão sobre a doença, que chega de 12 a 17%, dependendo do município e profissão. Aqui no hospital, temos a capacidade resolutiva para o atendimento ao câncer de pele e na resolução cirúrgica. Já os casos mais complicados são encaminhados para um centro mais avançado”.

Dezembro laranja

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul, para instituir a campanha Dezembro Laranja, que visa a prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano, a pele. Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h.

Os principais sintomas do câncer de pele são: surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Ou ainda feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button