SES-TO participa da 311ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde
Com objetivo de melhorar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), na quinta-feira, 05, das 08h às 18, Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou da 311º Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO), no Auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS/TO), em Palmas. Na última reunião do ano, as discussões foram coordenadas pela nova mesa diretora do CES-TO, empossada no dia 07 de novembro de 2024.
O presidente do CES-TO, Raimundo Morais, comentou que “essa é a nossa primeira reunião como diretoria, mas estou aqui desde 2017 e posso dizer que nesse ano tivemos um trabalho muito árduo. Foram realizadas muitas conferências, apresentações, questionamentos, e ouvimos muito as demandas dos nossos usuários do SUS nas reuniões. Então foi um ano muito bom, importante e produtivo”.
Promoção do cuidado à saúde
Um dos assuntos apresentados na 311ª reunião foi o trabalho da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), executado em 2024 no Estado. Coordenado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), os 139 municípios foram incentivados para a coleta e análise da qualidade de água para consumo humano.
No decorrer do ano foram realizadas reuniões presenciais e online, investigação de surtos, participações em comitês e diversas outras demandas. Além disso, foi realizado monitoramento semestral de agrotóxicos na água de consumo humano no Estado, e inspeções em 36 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) no Tocantins.
O diretor da Vigilância Ambiental e Segurança do Trabalhador (SVS/DVAST/SES-TO), Sérgio Luís, apresentou o Programa durante a reunião, e afirmou que “nós trabalhamos com o programa da Vigiagua, para potencializar a oferta de água potável e com qualidade para toda a população. Por isso, capacitamos os profissionais laboratoristas sobre o Sisagua, excelente instrumento para auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais da Vigilância, e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água”.