Hospital e Maternidade Dona Regina disponibiliza ambiência humanizada para o parto normal
Para promover o momento do parto com segurança, acolhimento e tranquilidade para as gestantes e recém-nascidos, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) conta com o projeto ‘Ambiência no Trabalho de Parto: Criando um Ambiente Acolhedor e Humanizado’, desenvolvido pelas equipes de enfermagem obstetrícia da unidade hospitalar. Em média, diariamente, três gestantes realizam parto normal com esse acompanhamento.
A iniciativa conta com aromas, luzes, musicoterapia, frases afirmativas e apoio emocional em busca de oferecer às gestantes, o parto com segurança, acolhimento e tranquilidade. Fotos pessoais também são utilizadas para as gestantes se sentirem mais acolhidas, visando uma melhor experiência. O projeto também beneficia o acompanhante com a participação na hora do parto, tornando todo o processo mais confortável.
A empresária Vitória Bringel, teve o parto com a ambiência no HMDR e relatou que, “meu parto foi marcado por um momento único é importante! Fui bem tratada, acolhida e tive um excelente atendimento por toda equipe! Um ambiente de parto humanizado lindo e acolhedor, com música e direito a massagem relaxante de ervas. Me senti bem e tranquila pro momento mais especial da minha vida. Minha experiência foi a melhor possível e com toda certeza superou minhas expectativas. É válido ressaltar o excelente atendimento do enfermeiro Mário, ele foi maravilhoso. Graças a Deus só tenho gratidão por tudo”.
“A ambientação da sala de parto transforma a experiência do parto para a paciente, trazendo conforto, bem-estar físico e emocional. Os elementos como cores, aromas e música ajudam a criar um ambiente mais acolhedor e humanizado, beneficiando a mulher, o acompanhante e o recém-nascido. A nossa maternidade conta com todos esses recursos, que podem ser utilizados para contribuir com uma boa experiência de parto”, destacou o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo.
A enfermeira residente em obstetrícia no HMDR, Eliandra Eduarda Fernandes, relatou que “cores suaves, luzes adequadas e relaxantes, aromaterapia e elementos pessoais trazem um momento muito significativo e acolhedor no momento do parto. O azul e o lilás ajudam a promover o relaxamento muscular e mental. Óleos essenciais com propriedades calmantes, como o de lavanda, ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse. Gestantes e acompanhante nos relataram sensação de maior tranquilidade e sossego no ambiente, com a utilização de músicas suaves e relaxantes”.
“A ambientação da sala de parto vai muito além da estética, ela contribui para o alívio de dor, menos estresse, também cria um espaço seguro para a mãe e o bebê. É muito mais do que um cuidado extra, é um ato de respeito, amor e acolhimento. Cromoterapia, musicoterapia e aromaterapia e apoio emocional são estratégias simples, mas muito poderosas. Essa experiência torna com certeza o trabalho de parto mais eficaz e agradável”, completou o enfermeiro residente em obstetrícia no HMDR, Mario Vitor Souza.