SAÚDE

Governo do Tocantins celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Empatia e amor ao próximo, essas são características dos doadores de sangue, que com dedicação e altruísmo salvam milhares de vidas todos os anos. E na segunda-feira, 25, quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), parabeniza a todos os doadores e promove ações em homenagem a esses heróis.

As unidades da Hemorrede Tocantins programaram atividades para celebrar a data, que contaram com café da manhã, coleta de sangue programa, corrida, entre outras, a fim de agradecer a todos os doadores e sensibilizar sobre a importância desse ato tão importante.

Conforme dados da Hemorrede, 227.072 pessoas estão cadastradas no Tocantins como doadoras, só em Palmas há 108.944 pessoas. Em 2023 foram coletadas no Estado 23.604 bolsas de sangue, já este ano já foram 23.055.

“Sou doador de sangue desde 1981 e já realizei 53 doações. Cada vez que doo sangue, sinto-me orgulhoso de estar contribuindo para salvar vidas”, afirmou o doador Devarte Rocha, que foi homenageado pelo Hemocentro Coordenador de Palmas.

O titular da SES-TO, Carlos Felinto destacou que a doação de sangue é fundamental para a promoção da saúde. “Hoje a nossa rede disponibiliza componentes de sangue para mais de 60 instituições públicas e privadas, e agradecemos de coração a todos os doadores. E aqueles que ainda não doam, convidamos para que possam fazer esse gesto de amor tão para salvar vidas”.

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Polyana Gomes, também ressaltou a importância do momento “essa data é necessária para lembrarmos a importância da doação de sangue, e celebrar todos os doadores. Também é a oportunidade para agradecer a nossa parceiros, que colaboram para ampliar o número de coletas e sempre nos apoiam em nossas ações”.

 

Homenagens nas unidades

Em Araguaína foi realizada uma corrida de rua. A gerente técnica do Hemocentro Regional, Talytta Karollyne Araújo, explicou que “em comemoração a essa data especial, nós quisemos fazer algo diferente, por isso em colaboração ao Rotary Clube de Araguaína, realizamos no domingo, 24, a 5ª edição da corrida aliança pela vida. A ação foi realizada visando chamar a atenção da comunidade sobre a importância da doação regular de sangue e ajudar na manutenção dos estoques regulares de sangue do Hemocentro Regional de Araguaína”.

No Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, o gerente da unidade, Gabriel Aguiar contou como foi a manhã do dia do doador de sangue na unidade. “A programação hoje foi um trabalho em conjunto com toda a nossa unidade, e equipe da captação que chamou os parceiros para nos ajudar a convidar mais doadores, e com os brindes aos doadores nesse dia especial. Está sendo um ótimo evento, pois todos os servidores se uniram para realizar um café da manhã, e celebrar esse momento com os doadores que passam por aqui”.

Em Porto Nacional também foi realizado um café da manhã. “Durante a coleta de hoje, nós quisemos proporcionar aos doadores nessa data especial, café da manhã em agradecimento por ajudar os pacientes estão precisando de sangue nas unidades hospitalares. É um gesto muito bonito, agradecemos muito a todos os doadores. Na ocasião nós também proporcionamos palestras educativas sobre a importância da doação”, afirmou a responsável administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, Ana Guilhermina Batalha Macedo.

 

Requisitos básicos para ser doador

-Apresentar documento oficial com foto

-Ter entre 16 e 69 anos de idade – jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório.

-O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade

-Pesar no mínimo 50 Kg

-Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação

-Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação

 

Unidades de coleta

Hemocentro Coordenador de Palmas

Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01

Horário de atendimento: 07h às 18h e aos sábados das 07h às 13h;

Telefones: 3218-3232/3292

 

Unidade de Coleta ao anexo do HGP

Endereço: 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01 – Palmas – TO

Horário de atendimento: 07h às 18h

Telefones: 3218-7340

 

Hemocentro Regional de Araguaína

Endereço: Rua 13 de maio, nº1336, Centro – CEP: 77803-130 – Araguaína – TO

Horário de atendimento: 07h às 18h e aos sábados das 07h as 13h;

Telefones: 3411-2915/2916/2917

 

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis

Endereço: Rua Anicuns, nº 200, Centro – Augustinópolis – TO

Horário de atendimento: 07h às 13h

Telefones: 3456-1343

 

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional

Endereço: Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro – Porto Nacional – TO

Horário de atendimento de segunda a sábado: 07h às 13h

Telefones: 3363-8321

 

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi

Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro – Gurupi – TO

Horário de atendimento: De segunda a sexta: 07h às 18h30, Sábado de 7h às 13h.

Telefones: 3312-2237/3312-7545

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button