EDUCAÇÃO

Estudantes do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito Cívico-Militar e da Escola Estadual Indígena Mãtyk, localizadas no município de Tocantinópolis, realizaram o Projeto Baú da Biodiversidade nessa quarta-feira, 23. A ação é voltada para a conservação dos ecossistemas na Terra Indígena Apinajé e ocorreu em parceria com professores e representantes da comunidade indígena. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental, o projeto também integra o conhecimento científico com os saberes tradicionais dos povos indígenas. O evento contou com a presença de cerca de 45 participantes. A iniciativa é coordenada pela professora Emanuelle Angélica Silva Cavalcante, que destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer o diálogo entre diferentes formas de conhecimento. “A biodiversidade é parte vital da identidade local. O envolvimento dos estudantes com a comunidade indígena Apinajé tem sido transformador, criando uma boa troca de experiências entre ciência e tradição”, afirmou a professora. Para Sérgio Moraes, estudante do curso técnico, o projeto trouxe lições importantes. “Entender a relação entre os povos indígenas e a natureza foi um aprendizado muito importante para nós. Essa vivência nos ajudou a compreender a relevância da preservação ambiental de forma prática”, pontuou o estudante. A professora Dhúlia Oliveira Sousa, da Escola Estadual Indígena Mãtyk, destacou o impacto positivo da ação na comunidade. “A troca de informações entre as duas escolas tornou a aprendizagem significativa, conectando teoria e prática. A comunidade ficou encantada ao visualizar o futuro de técnicos comprometidos e respeitosos com o meio em que vivem”, completou.

Em uma iniciativa que buscou promover a conscientização sobre a alimentação saudável, a Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, em Almas, celebrou na manhã desta quinta-feira, 24 o Dia Mundial da Alimentação com uma série de atividades voltadas para os estudantes e comunidade.

O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e vivência sobre saberes e sabores, promovendo a relação saudável dos estudantes com os alimentos.

Programação Variada

A programação contou com palestras informativas, exposições de alimentos saudáveis, validação do trabalho das manipuladoras de alimentos, teatro temático e atividades interativas, como a confecção de cartazes e a apresentação sobre a pirâmide alimentar.  A equipe pedagógica também fez uma apresentação sobre a importância do perímetro irrigado Manoel Alves para a região sudeste do Tocantins, ressaltando a relevância da produção local na alimentação.

Joab Cardoso Guedes, Coordenador Pedagógico da Área de Ciências da Natureza e organizador do evento, destacou a importância de valorizar a produção local. “O Dia Mundial da Alimentação na escola  teve a intenção de sensibilizar sobre a importância de uma boa alimentação, abordando a temática de forma inter e transdisciplinar”, concluiu.

A diretora Ana Andreza enfatizou a importância de uma alimentação equilibrada para o desenvolvimento dos estudantes. “Nutrientes adequados são essenciais para o crescimento e o aprendizado”, completou.

O estudante do 8° ano do Ensino Fundamental Guilherme Santiago Pereira Alves comentou da importância de participar da ação. “Gostei muito, pois tive a oportunidade de aprender coisas novas que servem para o nosso dia a dia”.

“Estabelecer bons hábitos alimentares desde cedo é fundamental para uma vida saudável”, destacou Gleibson Tavares Soares, estudante do 9° ano do Ensino Fundamental.

Flávia Rogéria, orientadora educacional, reforçou que “uma alimentação saudável está diretamente relacionada a melhorias no desempenho escolar e na concentração dos estudantes, evidenciando a importância de iniciativas como esta na formação integral dos estudantes

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button