EDUCAÇÃO

Escola de Araguaína realiza atividades artísticas e culturais para promover a inclusão da pessoa surda

A equipe da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, localizada em Araguaína, promoveu uma programação especial para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência, com apresentações de peças teatrais adaptadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), dinâmicas, palestras e apresentações culturais. O evento contou com a presença de 420 pessoas que participaram das atividades realizadas no período da manhã e 380 pessoas no período da tarde.

O projeto intitulado Semana da Pessoa com Deficiência: Diversidade e Inclusão foi realizado no mês de setembro, para celebrar as datas comemorativas: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09); Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/09); Dia Nacional dos Surdos (26/09). O evento teve uma proposta interdisciplinar, que juntou as matérias de Libras e o Atendimento Educacional Especializado da escola.

O objetivo principal do projeto foi compreender como o ensino de Libras para estudantes ouvintes pode possibilitar a comunicação, a aprendizagem e a interação com pessoas da comunidade surda. E, nessa perspectiva, entender como o acesso educacional da pessoa surda pode favorecer a inclusão social, a diminuição do preconceito linguístico, da exclusão e da segregação desses sujeitos.

O projeto foi realizado nas turmas do ensino fundamental e trouxe uma proposta de interação entre a comunidade surda e os alunos ouvintes, que buscou não somente o aprendizado da língua, mas o entendimento da cultura, da comunidade surda e da formação de pessoas que consigam respeitar as diferenças por intermédio do conhecimento.

A culminância do projeto foi realizada no dia 24 de setembro e contou com a presença da comunidade escolar, que assistiu a apresentações musicais em Língua Portuguesa e em Libras.

Ruan Felipe Moreira Brasil, professor regente de Libras, destacou a importância de se promover a educação inclusiva.  “O ensino de Libras nas escolas é de grande importância, não somente para a comunidade surda e alunos surdos, mas também para os estudantes ouvintes, pois possibilita outra forma de comunicação, produz interação, diversidade linguística e o fortalecimento das diferentes identidades existentes dentro da sociedade”, frisou.

O professor Ruan Felipe explicou que o Tocantins é pioneiro na oferta de Libras nas classes regulares. “É muito importante a realização de eventos para disseminar e celebrar o marco legal que possibilita a todos nós, professores de Libras, trabalharmos essa importante língua nas escolas. Todo o projeto foi realizado pelos nossos alunos, desde a ideia até a implementação das ações, portanto, os objetivos que estavam propostos no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola foram cumpridos, o que nos deixa bastante orgulhosos do resultado”, afirmou.

A professora Zila Pamela Oliveira Marques, que leciona Libras, falou sobre o trabalho realizado na escola. “Nós desenvolvemos duas apresentações para a Semana da Pessoa com Deficiência. Uma turma fez pesquisa de curiosidades sobre as línguas de sinais, o que contribui para a sua difusão, já que ainda há muitas pessoas que pouco sabem sobre essa língua. Outro grupo de alunos teve três semanas de preparo com ensaios para apresentação de situações de comunicação com a pessoa surda, com apresentações de dicas sobre o que não fazer ao comunicar com essas pessoas. As temáticas trabalhadas desenvolvem nos alunos o sentimento de empatia e amor em lidar com pessoas surdas”, frisou.

O estudante Lucas Henry Sousa Barros, 14 anos, comentou sobre o que gostou sobre o evento. “Foi um momento alegre, bonito de assistir, eu gostei muito. O mais importante é que conseguimos promover a interação entre pessoas surdas e a comunidade escolar. Foi muito bom viver tudo isso, me senti bem e feliz e trouxe mais socialização para a escola”, contou.

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