Hospital Geral de Palmas atendeu mais de 100 pessoas vítimas de acidentes de trabalho este ano
O acidente de trabalho consiste na ocorrência durante o exercício da função laboral que resulte na lesão, perda ou redução da capacidade de trabalho do colaborador ou até mesmo sua morte. O Hospital Geral de Palmas (HGP) maior referência em saúde pública, no Estado, no atendimento de média e alta complexidade tem recebido diversos pacientes com este tipo de ocorrência. Conforme dados do Escritório da Qualidade, só em 2023 foram registrados 197 pacientes que deram entrada no pronto-socorro. Neste ano, de janeiro a setembro, foram 112 atendimentos.
Os tipos de acidentes de trabalho mais frequentes dos pacientes atendidos são: queda de altura, acidente de motocicletas ou de carro no percurso do trabalho, choque elétrico, amputação de membros e perfurações com material cortante entre outros.
“As cirurgias ortopédicas frequentemente enfrentam desafios significativos. Aqui no HGP, no plantão de traumatologia ortopédica, recebemos vários pacientes vítimas de acidentes de trabalho. Esses acidentes podem resultar em fraturas, lesões nos membros e outras complicações que exigem intervenções cirúrgicas para restaurar a funcionalidade, a qualidade de vida e, consequentemente, o seu retorno ao trabalho na maior brevidade possível. No entanto, o tempo de internação e a reabilitação podem variar, dependendo da gravidade da lesão e do tipo de cirurgia realizada”, explicou o médico responsável pelo serviço de Ortopedia no HGP, Ronaldo Rego.
“Em situações com pacientes com traumas múltiplos (politraumatizados), temos o suporte de toda uma equipe multidisciplinar para o atendimento da vítima de acidente de trabalho, trabalhando para a sua plena recuperação e minimizando as possíveis sequelas e limitações que porventura possam ocorrer. Ressaltamos a importância de medidas preventivas no ambiente de trabalho e a necessidade de conscientização sobre a segurança para reduzir a incidência de acidentes que levam a traumas ortopédicos”, acrescentou o especialista.
O mecânico Vitor Hugo, 25 anos, foi um dos diversos pacientes atendidos na unidade. “Eu estava removendo uma caixa de marcha de um veículo. No momento que eu tentei abri-la, imprensou o meu dedo e fraturou pegou a ponta da unha e do osso interno de dentro. Na correria do dia a dia do serviço eu tinha que agilizar e nessa pressa acabei me machucando”, declarou.
O morador de Palmas, Américo Vasco, 20 anos, se acidentou no trânsito durante o serviço, e está internado na unidade. “Eu estava realizando entrega de moto. Fui entregar o produto na casa da cliente, e na volta eu estava atravessando a avenida, o carro colidiu com a moto. Fui atendido rapidamente pelo Corpo de Bombeiro. Me levaram para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e trouxeram ao HGP e fizeram a cirurgia de emergência devido a fratura exposta”, contou.