HGP realiza cirurgia inédita em crianças de dois meses
O Hospital Geral de Palmas (HGP) recentemente realizou uma cirurgia para correção de hérnia diafragmática por vídeotoracoscopia em lactente em uma criança de dois meses. A técnica minimamente invasiva representa um desafio pelas dimensões reduzidas na cavidade torácica de um paciente de somente 4 kg e apresenta uma excelente visualização da cavidade torácica e do conteúdo herniado.
A médica cirurgiã pediátrica Maria Fernanda Coelho de Melo, foi a responsável pelo procedimento e explicou que, “a hérnia diafragmática é um defeito no músculo diafragma, que separa as cavidades torácica e abdominal. Na presença da hérnia diafragmática os órgãos abdominais ocupam o tórax comprimindo o pulmão. O objetivo é reduzir os órgãos abdominais para o abdome e permitir que o pulmão se expanda”.
Essa foi a primeira vez que essa cirurgia foi realizada por essa via videotoracoscopia em um paciente tão jovem no Estado é uma das vantagens é a mínima incisão e a mais rápida recuperação. A criança veio transferida de Araguaína em estado delicado e inspirava cuidados, tendo permanecido internada em Unidade de terapia Intensiva pediátrica. O procedimento foi um sucesso e a paciente teve alta hospitalar e já retornou para consulta de acompanhamento pós – cirúrgico, apresentando ótima evolução”, complementou a profissional.
Segundo Mayana Sousa Miranda, mãe da paciente Valentina, “só tenho agradecer a toda equipe desde o transporte aéreo até a alta, principalmente os profissionais técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, médicos da UTI, e a médica Fernanda que não mediu esforços para salvar a vida da minha filha. Minha irmã que participou do procedimento cirúrgico me relatou que a equipe do centro cirúrgico foi excelente desde o início ao fim do procedimento , foram todos uns anjos da guarda na vida da minha filha. Minha família, só tenho a agradecer primeiro a Deus e a todos que ele iluminou para cuidar do meu anjinho”.
Para o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, “este procedimento inovador é um grande avanço para nossa unidade, pois foi ofertado um serviço de excelência ao paciente de forma humanizada pelos profissionais qualificados. Agradecemos o empenho dos profissionais de saúde e da gestão estadual, por nos dar condições de seguirmos salvando vidas”.
Sobre Ala Pediátrica
A Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi inaugurada há três anos. Só este ano o pronto-socorro infantil já realizou mais de 10 mil atendimentos.