Gramado (RS) ganha Catálogo de Locações Cinematográficas
Com olhos para a promoção da identidade cultural e potencial estético do município de Gramado (RS), a cidade ganha seu Guia de Locação da Gramado Film Commission. Ao todo foram produzidas 300 fotografias pelo artista visual Lucas Fialho, que integram um catálogo digital que explora as belezas naturais e arquitetônicas da cidade. A publicação será lançada em formato eletrônico durante o 52° Festival de Cinema de Gramado, no dia 14 de agosto de 2024, no Gramado Film Market. Informações no Instagram @fialho.lucas.
O guia é fruto de uma pesquisa meticulosa de 30 espaços da cidade com potencial para servirem de cenário para produções – as chamadas locações. “O objetivo do projeto é realizar a catalogação abrangente e detalhada de áreas cinematográficas, buscando preservar e promover o patrimônio cultural e histórico”, resume Lucas Fialho. A obra serve de suporte para a Gramado Film Commission, organização fundada em 2022 para atrair e incentivar produções audiovisuais na localidade.
Lucas explica que seu trabalho consiste em criar um registro visual completo para, com as imagens captadas, oferecer opções narrativas para os interessados (cineastas, produtores, etc.) e proporcionar uma experiência imersiva para a apreciação do rico cenário gramadense. Para seu autor, o guia também serve para fomentar o turismo cultural, transformando cada espaço em um destino atrativo para visitantes interessados em explorar os bastidores de realizações cinematográficas.
“Ao facilitar o acesso a esses locais para a indústria audiovisual, o projeto busca estimular a produção, contribuindo para o crescimento econômico sustentável da região”, acredita Fialho. “Como parte essencial de nossa missão, buscamos difundir a cultura e a arte cinematográfica. Isso se concretiza por meio da divulgação e celebração da riqueza histórica, visual e artística das áreas catalogadas”, conclui. Entre as locações sugeridas pela publicação estão hoteis, restaurantes, igrejas, praças e paisagens naturais da cidade.
Além da criação de um espaço virtual, o trabalho também traz conteúdo para mídias digitais, com imagens em 360 graus e vídeos. O catálogo de locações prevê também recursos de acessibilidade como audiodescrição. Todas as imagens e vídeos no catálogo vêm acompanhados por legendas descritivas, oferecendo uma narrativa textual detalhada para transmitir informações visuais e características relevantes de cada uma das imagens registradas.