EDUCAÇÃO

Wanderlei Barbosa lança o Alfabetiza Mais Tocantins com investimentos de R$ 8 milhões

A educação dos 139 municípios tocantinenses ganhou uma nova aliada no processo de alfabetização das crianças nos primeiros anos escolares com o investimento de R$ 8 milhões no Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, lançado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O lançamento do programa ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, e contou com a presença da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, assinaram um termo de compromisso com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, representando todos os 139 municípios do Tocantins. Esta é uma ação da Lei n° 4.220/2023, que institui o programa de fortalecimento da educação, em regime de colaboração com as redes públicas de ensino do estado do Tocantins.

Wanderlei Barbosa esclareceu que o Alfabetiza Mais Tocantins tem como objetivo garantir que os estudantes do ensino fundamental consigam concluir o 2° ano já lendo, compreendendo e interpretando textos. “Nosso objetivo é estar com o aluno na sala de aula para que, no tempo e na idade certa, ele consiga ler e escrever sem prejuízo algum. Essa integração entre estado, municípios e governo federal representa uma educação integrada, com a qual buscaremos melhorar, sempre, nossos indicadores”, afirmou o governador do Tocantins, ao citar ações de sua gestão que refletem seu cuidado para com a educação tocantinense, desde reformas e entregas de novas unidades escolares até o pagamento dos direitos garantidos dos profissionais da educação.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button