Governo do Tocantins recebe comitiva chinesa e assina carta de intenções para investimentos no Estado
Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, assinou uma carta de intenções para estabelecer relações de irmandade entre a província de Qinghai e o Estado do Tocantins, na manhã desta segunda-feira, 20, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
Ao receber a delegação chinesa, Deocleciano Gomes deu as boas-vindas e reforçou o motivo da visita desta comitiva da província de Qinghai. “Estamos estabelecendo uma parceria com intenções de investimento em atividades na área ambiental e de energias limpas além de outras áreas. Eles demonstraram que há uma certa identidade territorial entre o estado Tocantins e a província de Qinghai, um motivo a mais para desenvolver parcerias e outras atividades”, sinalizou o secretário-chefe, ao almejar que tal assinatura resulte em ações concretas que venham a beneficiar o desenvolvimento tocantinense.
Antes da assinatura da carta de intenções, no gabinete do governador, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima presidiu uma reunião em que várias pastas estaduais apresentaram potenciais oportunidades de investimento do Tocantins aos chineses. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Turismo (Setur); da Cultura (Secult); e da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto).
“Uma das determinações do governador Wanderlei Barbosa é que a gente possa amplificar as relações bilaterais do Tocantins, porque o fortalecimento do comércio exterior é uma das possibilidades de impulsionamento econômico que nós temos”, observou o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, ao citar a missão que fez em setembro deste ano com o vice-governador Laurez Moreira. “Em setembro, nós estivemos em comitiva lá na China, no município de Xiamen, onde pudemos apresentar as potencialidades do Tocantins. E foi uma missão muito bem sucedida, que chamou a atenção de várias províncias chinesas, todas presentes na Feira Internacional. Essa visita da província de Qinghai é uma das primeiras devolutivas, de outras que virão”, projetou o gestor.
Liderando a comitiva composta de seis membros, o vice-governador do Governo Popular da Província de Qinghai, Liu Chao, apontou semelhanças de sua região com o Estado do Tocantins. “Antes de virmos até o Tocantins, a gente pesquisou sobre o estado e achou muito parecido com a nossa província. Isso nos deu uma dimensão da grande potência e possibilidade de crescimento, por isso escolhemos visitar o Tocantins”, afirmou.
Ainda de acordo com o gestor da Sics, até o fim do primeiro semestre de 2024, o Governo do Tocantins receberá outras delegações da China, interessadas em conhecer o Estado e buscando oportunidades de investimentos. “Estamos muito satisfeitos porque iniciamos hoje um processo de cooperação mútua e, temos a certeza de que em um curto espaço de tempo, poderá migrar para a construção de uma relação econômica bilateral”, concluiu o secretário.
Carta de Intenções
A carta de intenções para o estabelecimento de relações de irmandade entre a província de Qinghai e o Estado do Tocantins, assinada na manhã desta segunda-feira, prevê a promoção conjunta de relações amigáveis, intercâmbios econômicos e comerciais entre os povos da Província e do Estado, baseando-se nos princípios da igualdade e benefícios mútuos. Também é de interesse expresso na carta a realização ativa de intercâmbios e atividades de cooperação nas áreas de energias limpas, recursos minerais, proteção ao meio ambiente, turismo cultural e intercâmbios educacionais para os jovens membros dos territórios signatários.
Tocantins na China
A visita da comitiva chinesa é resultado da missão internacional em que o vice-governador Laurez Moreira e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, fizeram em setembro para apresentar as oportunidades de investimento no Tocantins durante a Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit).