TURISMO
Prefeitura de Porto Nacional e Sebrae lançam a marca turística no aniversário da cidade
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional que tem o objetivo de impulsionar o trade turístico da região
A Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Sebrae, entregou a marca turística da cidade na noite desta quinta-feira, 13, aniversário da cidade, no Centro Histórico. O objetivo é destacar o potencial turístico da região por meio de uma identidade única que promove e valoriza os atrativos locais.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional que tem como objetivo impulsionar o trade turístico da região e a economia local. A cidade está inserida no mapa de regionalização do turismo e isso permite incentivos federais e demais esforços no sentido de estruturar a atividade turística.
A gerente do Sebrae, Millena Lima, detalhou um pouco mais sobre o processo de criação da marca. “Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos, trabalhando com os empresários, identificando quais elementos que Porto Nacional tem que marca a nossa cultura e o nosso turismo”, destacou.
O prefeito Ronivon Maciel esteve no lançamento da marca e reforçou a importância de mais essa ação para o fortalecimento da economia local. “Mais um momento muito forte para nossa cidade: a nossa marca turística. Nós trabalhamos em parcerias para que essa marca pudesse virar realidade e se consolidar e, dessa forma, fortalecer ainda mais o nosso turismo”. Ronivon destacou ainda que a criação foi feita com diálogo entre as entidades, a população e comerciantes.
Luciano Rocha, representante do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paulo Carneiro, destacou o bom trabalho que a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae vem realizando. “Essa parceria é muito importante, faz parte da missão do Sebrae apoiar o turismo e as prefeituras. O lançamento dessa marca com certeza vai ser mais uma ferramenta de estímulo ao turismo. Essa marca foi pensada e desenvolvida a partir de várias visões e construída simbolizando o que há de melhor em Porto Nacional”, elucidou Luciano.
Foto:Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional
Evanice Gomes, empresária do ramo de artesanato agradeceu o empenho dos envolvidos e disse que a expectativa é boa. “Essa logomarca é para o uso de todos os comerciantes, para que o nosso turismo cresça, para que as pessoas conheçam Porto Nacional como o berço da cultura”, declarou.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fernando Windlin, revela que o lançamento da marca inicia uma nova era no município. “Hoje, estamos reafirmando o nosso compromisso em promover o turismo sustentável e preservar suas tradições. Porto Nacional possui um leque diversificado de lazer e entretenimento. A marca turística é apenas uma amostra do que essa encantadora cidade tem a oferecer”, esclareceu o secretário.
O evento contou com a palestra: “Place-Branding e Turismo: a importância das marcas-lugar para o seu negócio”, ministrada pelo consultor em turismo, Maicon Dimbarre. Durante o momento, os participantes puderam compreender como essas marcas-lugar desempenham um papel fundamental no fortalecimento do turismo e no sucesso dos negócios.
“A marca foi feita com base na metodologia do branding, que é a usada pelas principais marcas turísticas no mundo. A marca é para uso dos comerciantes, eles se apaixonando pela marca, isso com certeza vai refletir nos turistas”, explicou o palestrante, Maicon.
Também tiveram presentes no lançamento o Secretário da cultura e turismo de Porto Nacional, Fernando Shock; a diretora de Turismo, Angela Dantas; e a coordenadora estadual de turismo do Sebrae, Walbênia Lemos.