Durante sessão solene, deputada Claudia Lelis defende fortalecimento da cultura indígena e fomento ao etnoturismo
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 19, a Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 27, às 9 horas, sessão solene em homenagem aos povos originários do Tocantins, A solenidade foi proposta pelo deputado Gutierres Torquato (PSB) e reuniu representantes de diversas etnias do Tocantins.
A deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou da homenagem e fez questão de afirmar, “essa sessão solene não irá transformar a realidade dos povos indígenas aqui no Tocantins, mas é o reconhecimento desta Casa de Leis a todos os nossos cerca de 13 mil indígenas”.
Claudia Lelis também destacou seu trabalho para os povos indígenas do Estado e reforçou seu compromisso com, “sempre tive um olhar atento e cuidadosos com nossos indígenas, e é meu compromisso o fortalecimento da cultura indígena em nosso Estado, além luta constante para melhoria da saúde indígena, o acesso dos jovens indígenas a tecnologia e a implantação de políticas públicas eficientes.
Fomento ao etnoturismo
A deputada também reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do turismo étnico-cultural no Tocantins. “O etnoturismo é uma vertente do turismo cultural e valoriza o patrimônio material e imaterial de um determinado grupo étnico. E temos aqui em nosso Estado a oportunidade de explorar esse turismo mostrando para o mundo a diversidade cultural dos nossos povos originários e tradicionais”, afirmou Lelis. Esse turismo tem como diferencial o envolvimento das comunidades que representam, além de valorizar os espaços e a cultura das comunidades indígenas e as comunidades quilombolas.