Saúde participa da Ação Mulher 2023, no Jardim Taquari
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou no sábado, 18, da Ação Mulher, no Jardim Taquari. O evento é fruto de uma parceria da SES-TO, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diversos órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo foi promover a saúde e o bem-estar da população feminina da região.
Durante a manhã, a comunidade pode participar da palestra do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) que abordou sobre a violência doméstica e sexual dentro e fora de casa. Já durante a tarde, a atividade contou com a presença da Hemorrede do Tocantins, que trabalhou a importância da doação de sangue e o cadastro de medula óssea.
A secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, comentou que “esse evento é importante não só para a valorização, mas também pra mostrar o trabalho de apoio do Estado com as mulheres, que terão hoje um diferencial, um abrir de portas na vida”.
A chefe de gabinete da SES-TO, Eliane Inácio, “A Scretaria de Estado da Saúde se empenha em ações voltadas para beneficiar as mulheres. Neste mês de março, é importante pontuar ações que foquem no serviço das mulheres, como as cirurgias eletivas, além da participação aqui, com esclarecimentos sobre os serviços e o incentivo às doações de sangue, cadastro de medula óssea e doação de leite”.
Para o superintendente do Ministério do Trabalho, Celso Cesar da Cruz, “o evento serve pra quebrar estigmas de que a mulher tem sim o seu lugar, principalmente nessa data, nesse mês, pois isso é passado! Pois a mulher hoje tem sim o seu lugar na sociedade!”
A coordenadora do Savis, Sâmia Scabo, destacou que “o serviço participa dessa rede de apoio às mulheres e levar até elas a informação sobre como o serviço de saúde funciona pode ajudá-las a vencer essa luta contra a violência”.
Quem participou e elogiou a ação, foi a estudante de enfermagem, Miriam da Silva. “A palestra sobre o Savi foi muito importante pra gente aprender como abordar e cuidar das mulheres vítimas de violência sexual. É um benefício para o atendimento, pois ajuda demais”.