Curso sobre estratégias de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

De segunda, 23, a quarta-feira, 25, o Ministério Público Estadual (MPE) realiza o “Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”, em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça. Especialistas de diversos estados brasileiros e do próprio Tocantins estarão presentes, ministrando palestras.
Na abertura, realizada na manhã desta segunda, o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do MPE, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, deu boas-vindas aos promotores de justiça, juízes, delegados de polícia e demais inscritos para a atividade. Segundo explicou, o curso trará em sua programação um panorama sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Representando a Secretaria Nacional de Justiça, o delegado da Polícia Federal Getúlio Bezerra informou nque o curso vem sendo realizado em todo o país desde 2004, como parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Desde então, 16 mil agentes já foram capacitados, tendo a oportunidade de interagir, trocar experiências e discutir a unificação dos protocolos de atuação das diversas entidades que atuam na área.
O delegado Getúlio Bezerra, que trabalha há 40 anos na Polícia Federal, foi o primeiro palestrante do curso, abordando o tema “Anatomia do crime organizado”.
Até quarta-feira, serão abordados temas relativos às fases de investigação e de denúncia, corrupção na esfera pública, análise de dados financeiros, entre outros.