Hospital Regional de Augustinópolis elabora o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes
Para garantir ambiente trabalho com proteção e segurança aos trabalhadores, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) aprovou na quinta-feira, 21, o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes (PPRAMP), elaborado pela equipe do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) em conjunto com a gestão hospitalar.
No material elaborado em conformidade com as diretrizes do Sistema único de Saúde (SUS), o uso de equipamentos de proteção individual, ações educativas visando prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes e cultura de segurança são incentivados. Também é trabalhada, conscientização quanto manuseio, acondicionamento e descarte dos materiais com probabilidade de exposição a agentes biológicos, utilizados nas atividades de assistência à saúde de pacientes.
“No ambiente hospitalar, os acidentes com perfurocortantes representam um risco significativo para a saúde dos profissionais, especialmente devido à possibilidade de exposição a agentes biológicos, como vírus da hepatite B (HBV), hepatite C (HCV) e HIV. Diante disso, a implementação de protocolos hospitalares específicos é essencial para minimizar os riscos, orientar as ações em caso de acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores”, afirmou o Diretor Clínico do HRAUG, Dr. Breno Dias.
A supervisora do NASST, Deijacy Bezerra de Oliveira Gomes, ajudou a elaborar o Plano, e afirmou que, “nos reunimos juntamente com os membros da comissão gestora hospitalar, para construção do plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, com objetivo de reduzir os riscos de acidentes no trabalho. Essa construção é fundamental considerando que todo servidor deve conhecer os riscos que o trabalho oferece e principalmente, como evitá-los para desenvolver as atividades de forma segura”.